sábado, 17 de julho de 2010

HOJE ESTAMOS SOB A LEI DE YHWH,OU SOB A GRAÇA DE Y'SHUA?


Dê ênfase à LEI DE D'US (e NÃO ao legalismo) do NT nas escolas dominicais, nas letras dos hinos, nos seminários, etc. Lei esta ab-rogada pelos cristãos por volta do Século II (d.C., E.C.), e, que aponta o PECADO que afasta o homem de D'us. "Segui a paz com todos e a SANTIFICAÇÃO (separação do pecado), sem a qual ninguém verá o Senhor," (Heb. 12:14). Não há crime e nem pecado sem lei. Se não há lei, não há pecado, se não há pecado, anula-se a graça, se anula a graça, Cristo morreu em vão. Então, se a Lei foi abolida, vale tudo? Terra de ninguém?
O NT está repleto de Leis interpretadas da Torá (A Lei de D'us) por Y'shua (Jesus) e os apóstolos. Em cada página do NT encontra lá leis. Pelo andar da carruagem, antes e pós-Reforma, se faz, extremamente, necessário retomar o estudo dessas leis como o era na Igreja do Século I em que a Lei de D'us era lida todos os sábados, conhecidas como parashiot (porções - da Palavra - em hebraico).
Prática, esta, adotada pelo escriba Esdras e o governador Neemias após o retorno a Israel do exílio da Babilônia (445/444 a.C.) quando reorganizaram o povo e prescreveram que a Torá fosse lida em público e as passagens traduzidas e comentadas em aramaico.
"Sem santificação (afastar-se do pecado) ninguém verá o Senhor." (Heb. 12:14)
"...Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." (Rm. 7:7)
Mas andam dizendo por aí que somos salvos pela graça e que a lei foi abolida? Associam o Antigo Testamento à Lei e o Novo à Graça. AFINAL, ESTAMOS SOB A LEI OU SOB A GRAÇA?
MAS, NÃO HÁ CRIME E NEM PECADO SEM LEI! E AÍ, COMO FICA?
Se não há lei, não há pecado, se não há pecado, anula-se a graça, se anula a graça, Cristo morreu em vão. Então, se a Lei foi abolida, vale tudo? Terra de ninguém? Agora o bicho pegou!?!?
Uê, mas, Paulo não foi contra a lei? Mas então há uma contradição nisso pois em Atos 21: 20 diz que milhares de judeus, os primeiros crentes convertidos a Y'shua (Jesus) guardavam a Lei de D'us!! E pra complicar ainda mais, Y'shua (Jesus) disse: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus." (Mat. 5:17,19 e 20).
"Se me amais, guardai os meus mandamentos." (João 14:15)
Os dois mandamentos são o resumo de toda a Torá (613 mandamentos) que se resumiu nos Dez e os Dez nestes dois.
Precisamos então, urgentemente, é desdobrar os dois nos Dez e os Dez nos 613 para entendermos as minúcias da Lei de D'us porque pelo andar da carruagem, dos acontecimentos, antes e pós-Reforma, o resumo em dois mandamentos não foi suficiente.
Isto, porque, o ab-rogar a lei de D'us no Século II em função da nefasta teologia da substituição, os cristãos passaram a fazer e adorar imagens de escultura antes da Reforma, pecado que D'us mais abomina em toda a Bíblia - Ex. 20: 3 a 5, e, pós-Reforma, a adesão ao neopentecostalismo, à teologia da prosperidade, à pós-modernidade, ao relativismo, ao sincretismo religioso, ao ecumenismo e tantos outros ismos, até chegar ao ponto de depararmos com o homossexualismo dentro das igrejas como é o caso do pastor gay, Olli Aalto, da Igreja Luterana, divorciado e pai de três filhas que se tornou pastora, e, agora, a "estrela" da música cristã, Jennifer Knapp, que assumiu ser lésbica, contrariando assim, o tão propalado e principal lema da Reforma Protestante: Sola Scriptura (Somente a Escritura).
Há leis que não se aplicam mais pela inexistência do Templo e outras que são mandamentos, estatutos e ordenanças perpétuos específicos para o povo judeu, mas há muitas leis aplicáveis aos gentios.
A Lei de D'us é como o espelho que mostra as nossas imperfeições e como uma cerca que delimita o território dos seguidores de Y'shua que os ajuda a cumpri-la, imprimindo-a em seus corações por meio do Seu Espírito (Hb. 8:10), conduzindo-os assim a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Heb. 12:14). A Lei de D'us aponta o nosso erro, a nossa falha, o nosso pecado, e, uma vez arrependidos, recorremos a Y'shua (Jesus), SENHOR SALVADOR, que nos perdoa, nos redime e nos diz: vai-te e não peques mais. (Jo. 8:11).
Por que no I Concílio de Jerusalém, os apóstolos citaram só quatro leis para os gentios? Resposta: a Lei de D'us era comum a todos e se quisessem aprofundarem o conhecimento, tinham em cada cidade, desde tempos antigos, os que a pregavam nas sinagogas, onde era lida todos os sábados. At. 15:21. D'US ALERTOU-NOS PARA QUE NADA FOSSE ACRESCENTADA OU TIRADA DA SUA PALAVRA (LEI): “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela” (Deuter. 4:2), E, QUANDO Y'SHUA (JESUS) PRONUNCIOU AS PALAVRAS DE MATEUS 5, ELE ANULOU A LEI DE D'US OU A TORNOU MAIS RIGOROSA, EXIGENTE, SEM ACRÉSCIMOS HUMANOS E ENTENDIDAS NA REVELAÇÃO?
Alguma coisa está errada nessa teologia que nos ensinaram!!! Voltando ao caminho de onde jamais deveríamos ter saído.
Passados mil e quinhentos anos nas trevas, "Lutero – cuja Reforma originou-se de uma rebelião contra a influência pagã de Roma sobre a fé cristã – foi incapaz de levar a igreja de volta às suas raízes judaicas e à sua origem em Jerusalém. Curiosamente, em vez de Jerusalém e os ensinos dos apóstolos terem se tornado o ponto central da Reforma, Genebra e os ensinos de Calvino e outros reformadores ocuparam o centro do Protestantismo." Saindo de Roma e Genebra e voltando a Jerusalém, a capital do cristianismo , a Igreja do Primeiro Século, aos princípios vividos e promulgados pelo judeu Y'shua(Jesus) e seus apóstolos judeus. Retornando ao caminho de onde jamais deveríamos ter saído.

Um comentário:

  1. jayme lima. visitou este blog e gostou da postagem. HOJE ESTAMOS SOB AS LEIS......

    ResponderExcluir